quarta-feira, 15 de abril de 2009

Dá um tempo!

Quando me sentei na mesa e olhei para a minha apostila notei algo muito importante. Numa conversa anterior que tive com uma pessoa, ela havia me dito, coisas que entrevoaram minhas opções de reflexão. Mas de alguma forma o que tinha vindo, não tinha ido e batia de volta, fazendo muitos ecos sem identificação de sons dentro da minha caixa vazia. Era algo a respeito do desejo de querer que a vida passasse mais rápido. Lembro de ter tido uma resposta Exata, parecida com aquela equação do segundo grau que eu tinha resolvido na minha aula de matématica. Respondi calculadamente. Exatamente quando queremos acertar um corte preciso com uma espada: acho melhor, que você não queira que o tempo passe, pois ele vai passar de qualquer modo. Quando tiver setenta anos irá lembrar que em algum momento que já quis que a sua vida acelerasse e ela já vai ter passado tão rápido que você nem terá percebido.

O ruim das pessoas é que elas não aprendem a conviver com o tédio. Volta e meia nas férias eu escutava: já estou cansado disso, não tem nada para fazer. Quando as aulas voltam escuto: ai que tédio de rotina. Adoro as pessoas, porque adoro acompanhar a mente complexada das mesmas, a medida que o tempo passa. É tão divertido, ver as pessoas sendo hipócritas, voltando a fazer coisas, que antes não faziam, ao reclamar. Como um acelerado retrógado. O bom de acompanhar as pessoas, é que você aprende. SE acompanhar é uma tarefa muito difícil, e observar as pessoas é dom recebido. Assim, com o tempo você aprende a medir o que você faz. Em certo sentido, guardamos muitas coisas em nossas mentes e calcular friamente o que fazemos, de acordo com nosso conceitos, nem sempre sai da maneira certa. Então as vezes, agimos por puro sentimeno, em contraverso a razão. Na verdade, temos esses espamos porque nunca estamos satisfeitos com nada. E que bom. Bom que lutamos para irmos para frente. Chega de usar a primeira pessoa do plural. Do que eu estava falando? Ah sim, do tempo.

Na vida, não podemos dizer qual fase é a melhor. Qual tempo é o melhor. Simplesmente porque a fase não pode ser medida, ou limitada. Tão pouco o tempo, cuja abstração maior, ultrapassa práticas. E mesmo que fosse, a melhor forma é saber aproveitar. Usufruir de cada momento é praticamente impossível porque muitos saem-se despercebidos. É impossível dizer qual tempo da vida é melhor. Porque teriámos, além de vivenciar todos, após vivenciar-los lembrar dos atos feitos e sentidos. Lembrar qual que foi melhor. Seria possível? Em cada fase da sua vida, se você souber vivenciá-la, desde da consciencia obtida, até a perdida, ou seja, desde a infância até a velhice, será dificil interpretar qual se sairia melhor. Simplesmente porque a vida muda, a vida é sua, e a vida é sempre a melhor. Só depende de você. Mesmo que se lembre, sentir na carne não mais. Apenas pensamentos e lembranças. Complexo não é? Exatamente como você. Na vida, cada pedacinho, cada momento é importante. Quem sabe se as palavras de um alguém não me fizessem pensar, eu não estaria aqui digitando tal texto e me atrasando para dormir? Se tudo tem um próposito, se tudo o que vem depois, acontece porque o dvd resolveu anteceder fatos, porque querer que tudo passe rápido? Você quer que a festa do sábado chegue logo né? Ou que o seu aniversário chegue para que você possa comemorá-lo. O dia chega e tão preocupado em vivencia-lo, idealiza da forma mais cruel. Um fio do seu cabelo está do lado errado e você chora porque queria tudo perfeito. Moral da história. Moral, que palavra legal. Vou tentar usá-la mais vezes no meu cotidiano. Moral da história. Você esquece de viver a sua vida por um dia do seu futuro. Um ponto negativo para você. E ainda chega no dia e o dia não sai perfeito. Epa, pera, se bem sei contar. DOIS PONTOS NEGATIVOS PARA VOCÊ. Claro, bundão. (Bundão, hein, mandei, vai.) Na boa, perfeição, tirando eu mesmo, não existe. Haha, sacanagem.

Enfim, minha gente. Não viva o futuro, talvez ele nem chegue mesmo. Não fique preocupado com a passagem do tempo. Você sabe matématica? Eu sou péssimo, ontem mesmo quando fui estudar... Tá, parei, deixa eu continuar. Falando em Math (eu também adoro inglês), existem cinco dias na semana. Cinco. Cinco, incrível não? Cinco incrivelmente também é maior que dois. E AÍ GOSTOU? Só porque são dias de semana, com estudos, trabalho, mimimi, se você não prestar atenção do que se passa nesses dias, você vai perder muita coisa. Até porque final de semana, são só dois dias. Domingo, não conta mesmo! Domingo é de DEUUUSSS!

Quando o tempo passa, o que você faz? Nada. Resigna-se. Não há o que fazer. Essa coisa de presente não existe né? Você que conjuga verbo no presente, vai parar de usá-lo, porque tudo vira passado. Desmascarei o português. O presente do indicativo não existe! Tá, amiguinho, mas não vai chegar amanhã no col (adoro gírias) e falar pra professora, que o Rafael disse que o presente não existe, porque vão me culpar depois. Vão me prender, dizendo que eu sou louco. O que eu quis dizer, Zé Mané, é que tudo o que se refere ao presente é muito relativo. Ele existe de certa forma, mas é muito efêmero. Apenas existe, para facilitar as coisas, porque na complexidade não existe mesmo. Porque a palavra 'mesmo' que eu escrevi na frase anterior, virou passado, um milésimo depois que eu escrevi a sua ultima sílaba. E essa frase também. UI. E esse ui também. Ai que brincadeira legal. Estamos num conflito entre passado e o futuro. Ok, próximo tópico.

Tem algumas pessoas que falam assim *enche a bochecha de ar*: Ei. EIIIIII! Viva o presente. CARPP DIEM. Não sabe nem o que que é! (HAUHAUAHUAHA)
Tá, vou defender o presente. É que investir no futuro é incerto, o passado não pode ser consertado. PORRA RAFAEL, TÁ FODA. JO TO MATEOO (espere um pouco, em japones). Então investimos no que está acontecendo. Investimos em nós mesmos. Nossas ações, farão nosso futuro, passado e presente. Medi-las é muito importante. Por isso, não saia falando por aí, que o tédio é ruim e coisas sem sentido, tipo a Marcela é hétero. Coisas do gênero.

Enfim, matemática estava para começar, quando abri minha apostila e escrevi as seguintes frases:

>Sobre o tempo. Me perguntaram sobre o tempo. Mas que posso dizer? Se do tempo pro tempo quem faz é você. Do tempo, ao tempo, sempre se vem, se dá, se perde, você sempre tem. Dê ao tempo, que o tempo terá. Da voz, ao ato do pensamento. Passado, futuro e momento. Ai, tempo passado, que não se repetirá, me salve do futuro que não posso pensar. Ser, ficar, viver, estar.<

O tempo é algo que não se deve desperdiçar. Hihi.

2 comentários:

  1. "Nossas ações, farão nosso futuro, passado e presente. Medi-las é muito importante. Por isso, não saia falando por aí, que o tédio é ruim e coisas sem sentido, tipo a Marcela é hétero. Coisas do gênero."

    HAHAHAHAHHA Por que usar a fome mundial como exemplo se você pode dizer uma coisa ainda mais absurda, a marcela é hetero. HAHAHA

    Adorei o texto.
    E você tem razão sobre o tempo,aliás, certa vez, eu conheci uma sábia menina (eu acho que é uma menina) chamada Julia que me disse: "o tempo é uma medida muito traiçoeira, os momentos sim, eles definem o infinito das coisas"
    E até hoje quando leio essa frase, eu choro, pois percebo que de nada adianta o tempo, ele apenas nos acostuma, e nos torna mais sábios, mas nunca inibe uma dor, nunca. O tempo é ótimo, mas devemos saber respeitá-lo. O tempo é amigo da paciência, e se você não anda com os dois, pode apostar, vai se dar mal com o tempo.
    Enfim, eu amei, Rafa. :)

    ResponderExcluir
  2. Vão me EIIIIII! Viva o presente.
    CARPP DIEM. Não sabe nem o que que é!prender, dizendo que eu sou louco.
    Domingo é de DEUUUSSS!
    Por isso, não saia falando por aí, que o tédio é ruim e coisas sem sentido, tipo a Marcela é hétero. Coisas do gênero.


    HAHAHAHAHHAHA Adorei, reflexivo e engraçado, sua cara.

    Hihi. *se esconde debaixo da cadeira e faz cara de hamster*


    *se arrepende depois de ter feito isso e fica com cara de ._.*

    ResponderExcluir