quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sob.

Em um mundo o qual a perfeição não existe, estamos dispostos a ter muitas falhas. Se sabemos que até mesmo o mais perfeito diamante lapidado pode conter imperfeições, ao aproximarmos os detalhes, o que nos faz buscar polir nosso exterior? Se ao pegarmos um livro desconhecido, jamais saberemos qual será o seu conteúdo até abrirmos e folhearmos com exatidão as suas numerosas páginas. Talvez surpresas podem ser ganhadas, surpreendendo com alta conteúdo, ou a decepção pode ser armada. Como um livro tão lento e descritivo como qualquer um que represente o realismo Machadiano, pode conter tanta abudância de conteúdo abstrato? Há medida que o tempo passa, trocamos de figuração: o exterior se enfraquece, o interior se fortalece. A medida que nós caminhamos, nos deparamos com todas as cascas das pessoas. Nossa primeira imagem, seria o que a pessoa parece ser por fora, tanto em essência, como na aparência. Dois sanduiches feitos acompanhados de um mate-leão maravilhoso feitos a mão, me fizeram sentar no sofá para refletir. Fechei os olhos na minha sala pouco iluminada e me perdi nos meus pensamentos. Ao fechar os olhos, me senti cair lentamente. Desgrudei da realidade repentinamente e tudo perdeu contexto e forma. As palavras se formavam, junto com as perguntas e num local abstrato, eu procurava minhas respostas. Quando o momento assobiou em meus ouvidos: Se as aparências enganam, por que confiar e contar com qualquer beleza exterior? Abri os olhos e bebi meu mate.
Beleza exterior como reputação e estética contam muito. Afinal, como a maioria das pessoas, mal sabem ter conceitos. Acabam adotando assim, como a própria palavra diz: pré-conceitos. Porque não pensam, não refletem e estão ocupadas com outros detalhes. Aquilo que agrada os olhos, pode enganar o coração. As pessoas que são muito bonitas, desejam estar com outras muito bonitas. Geralmente. Se você é qualificado e inteligente, por que iria desejar ganhar apenas um salário mínimo? Se você tem capacidade de trabalhar em uma boa empresa, podendo um dia receber dinheiro digno e ser rico? As pessoas confiam no que aparentam ser, mas mal percebem que sendo ótimas por dentro, resultarão ótimos resultados por fora. De nada adianta, ser tão bonito, se internamente não é nada. A beleza exterior fica estagnada quando a interior não é boa apresentada. Mas a maioria das pessoas, tanto no campo profissional, quando no emocional, buscam o que é menos complicado, o que é mais fácil. O mais superficial, pois o tempo é corrido. "Se você for bonito por fora, as pessoas vão te perdoar por ser feio por dentro". Tentei discordar da frase. Mas infelizmente, o mundo de certa forma era assim. As pessoas são frívolas, materialistas e superficiais. Poucas são aquelas que gostam de se aprofundar. Eu podia acreditar que aquilo era mentira, mas não era. Até eu mesmo, já tinha me enganado muitas vezes com as aparências das pessoas, pois não tive paciência, nem esperança de estudá-las por dentro. Me levantei. Nós precisávamos de uma boa reputação para sobreviver. Não é tudo simples. Falar é fácil. Mandar uma assim: nunca vou mudar para agradar os outros... é mais fácil ainda. Eu quero ver é fazer. Até parece que cagar pro mundo e pra sociedade adianta em algo. Quando der para evitar sofrimento ou problemas, evite. Agora, quando a exclusão vier e as portas se fecharem, sozinho e sem recursos você não há de sobreviver. Porque não podemos sair por aí, agindo da forma que a gente quer, da forma que a gente sente e é. Tudo tem limites. Mas que tolo são aqueles que buscam a beleza inovadora, como fonte principal. São pessoas que cegas, assim estão. E cansadas de saber que o tempo passa e junto com ele tudo se vai, principalmente o corpo, deixando unicamente em estado vivido e brilhante, a mente, a alma e a estância do coração.

Um comentário:

  1. Ótimo texto. Realmente, por mais que tentemos ser nós mesmos, sempre bate aquela insegurança dos pensamentos alheios. É difícil ser a todo momento 100% do que você realmente é.

    ResponderExcluir